Observações Populares

1.ª Diz que tem “baixa visão”, o que é que isso quer dizer?

Quando digo que tenho baixa visão, significa que vejo muito mal, apesar de os meus olhos não terem alterações visíveis. Significa também que tenho dificuldades na mobilidade, em desempenhar as atividades da vida diária, até as mais simples e que, por vezes, preciso mesmo de ajuda.

 2.ª Ela diz que é deficiente visual, mas não é cega?

Observações populares. 3 pessoas com uma folha de papel com um ponto de interrogação à frente da cara.

As pessoas com baixa visão, também são consideradas pessoas com deficiência visual, apesar de não serem cegas, pois têm um défice visual comprovado.

3.ª Como há pessoas que leem um livro e caminham com bengala?

As pessoas com baixa visão, podem ter só visão central (veem ao centro do olho) e não terem visão periférica (visão para os lados), por isso, veem quando leem um livro, mas quando caminham batem em tudo, pois não conseguem ver para os lados, como tal, precisam de usar a bengala como auxílio na mobilidade.

Também há pessoas só com visão periférica e sem visão central. Essas, sentem necessidade de virar a cara, na procura do melhor ângulo lateral de visão que possuem.

4.ª Ela parece tão normal, até tem uns olhos claros. Porque que é que ela vê mal, se os olhos parecem normais?

Pois bem, muitas doenças dos olhos não são visíveis, são no fundo do olho e assim sendo, os olhos não sofrem alterações exteriores.