Sobre o Blog

Este blog tem como objetivo, a divulgação de respostas e boas práticas para pessoas com baixa visão.

Apesar de já ter fundado a associação AAICA, com o objetivo de informar sobre a problemática da deficiência visual, continuo motivada e empenhada na procura de outros caminhos. 

O blog foi criado com a colaboração da família e amigos, para partilhar convosco como supero as dificuldades no meu dia a dia, as estratégias que utilizo e como as mesmas podem ser úteis para outras pessoas como eu, assim como para as pessoas idosas.

Para que seja mais simples aceder á informação, organizei-o pelas seguintes rúbricas:

EM CASA

Nesta rúbrica vou partilhar convosco, como realizo as tarefas da vida diária, que estratégias utilizo para que sejam bem sucedidas, quer na cozinha ou na casa em geral.

FORA DE CASA

Na maioria das vezes sair de casa é um autêntico desafio, vou revelar-vos como ultrapasso os obstáculos em diversas situações, como quando vou às compras, ao banco ou até mesmo quando socializo.

COISAS DE MULHER

Vão ficar a conhecer muito de mim…como escolho e trato do vestuário, como uso a maquilhagem, mas sobretudo como conquisto a minha autonomia enquanto mulher…vaidosa.

CUIDAR DA SAÚDE

A minha saúde quer física quer mental é muito importante e a minha limitação da visão, não é um entrave para o meu bem estar. Assim, vou mostrar-vos como, por exemplo, uso o medidor de tensão ou a balança para controlar o peso, com voz.

LER SEM VER

A voz, o som das palavras escritas de um livro, veio permitir que o gosto pela leitura não se perde-se. Existem algumas bibliotecas que tem um serviço de leitura para pessoas com deficiência visual e disponibilizam livros em formatos acessíveis.

TECNOLOGIAS

A minha autonomia é muitas vezes garantida com a ajuda do telemóvel. O computador é um dispositivo com o qual podemos trabalhar. Nesta rubrica vou mostrar-vos como utilizo estas tecnologias, recorrendo à voz, aos contrastes de cores e às aplicações criadas para facilitar o nosso dia a dia.

QUESTÕES PERTINENTES

Vou esclarecer-vos ao partilhar convosco todas as respostas ás questões e comentários que me tem feito ao longo dos tempos, relacionadas com a baixa visão.