Usar o cartão multibanco, numa caixa de levantamento automático é uma realidade. Esta interação permite-me ter acesso a algumas operações: levantar dinheiro, fazer um pagamento de serviços ou até mesmo, alterar o meu código.
Nestas 3 operações dispomos, na maioria das máquinas, do auxílio da voz e em algumas delas, podemos até recorrer à utilização de auriculares.
Quando me dirijo à máquina multibanco, introduzo o PIN e primo a tecla 5, para ativar o interface vocal e depois escolho a operação. Na presença deste interface, o menu altera para fundo preto e ouve-se a indicação, a convidar o utilizador a selecionar a operação pretendida: prima 1 para levantamentos, 4 para alterar código e 5 para pagamentos de serviços.
Existem também, outras características que me facilitam a interação com a máquina, utilizando ainda, a minha baixa visão.
Tenho especial atenção à tecla numérica 5, com relevo, às teclas de comando com sinalética de cor (Verde, Amarelo e Vermelho), às teclas de comando com relevo (O, <, X), ao alerta sonoro para recolha do cartão ou das notas e ainda, à sinalização luminosa intermitente do dispositivo de interação.